quinta-feira, 17 de setembro de 2009


PLANEJAMENTO DAS AULAS

1.BRINCADEIRAS E TRÂNSITO
Sugestões de atividades
1.1 Teatro de fantoches
1.2 Brinquedos

2. CUIDADOS PESSOAIS E TRÂNSITO
Sugestões de atividades
2.1. A sala de aula
2.2 A escola
2.3 Ir junto

FILMES: FORA DE CONTROLE
ITENS ABORDADOS:
Pessoas mais importantes que os carros;
Formar as pessoas para serem seres humanos;
Deixar a cultura do ter mais que o ser;
Respeito;

PATETA NO TRÂNSITO TEMAS ABORDADOS:
Egoísmo;
Pesquisas no dicionário;
Dinâmicas de grupo;
Trabalhos envolvendo a família;
Impaciência;
Sensação de poder;
Novos papéis no trânsito;
Direitos e deveres (cinto de segurança, faixa..)
Aceitação dos erros;
Tolerância;
Empatia( colocar-se no lugar do outro)

I. ÂMBITO DE CONHECIMENTO DE MUNDO MOVIMENTO E TRÂNSITO
Sugestões de atividades
- Recorte, colagem, pintura; (figuras dos meios de locomoção)
-“Cidade” no pátio; (Pintar no chão uma faixa para a travessia de pedestres e colocar um semáforo (que pode ser feito com uma caixa de papelão presa em um cabo de vassoura, fixado em uma lata com areia) é suficiente para criar várias brincadeiras motoras. As crianças podem brincar de atravessar na faixa, conforme a luz do semáforo).
- Carros, trens, barcos e outros meios de locomoção; Você pode propor às crianças a confecção de carrinhos, caminhões e outros
meios de locomoção utilizando cartolina ou papelão (em tamanho reduzido). Uma fila de crianças pode virar um trem.

MÚSICA E TRÂNSITO -
Sugestões de atividades
Diferentes sons:
Os sons do agente de trânsito: (apitos)
Cantar: SE ESTA RUA
Se esta rua, Se esta rua fosse minha,
Eu mandava, Eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas Com pedrinhas de diamantes, Só pra ver, Só pra ver meu bem passar.
ARTE E TRÂNSITO
Sugestões de atividades -
Livros de arte, revistas, visitas a exposições e a museus, filmes, peças de teatro, contato com artistas, por meio de suas obras, são atividades fundamentais para suscitar nas crianças o interesse e o gosto pela arte.
Comparando ontem e hoje
Museu de arte do trânsito.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E TRÂNSITO
Sugestões de atividades

Contar histórias
Seqüência lógica
Histórias com figuras
Jogos verbais
Adivinhas
· Quem é, quem é que anda a pé? (o pedestre);
· Quem é, quem é que pedala uma bicicleta? (o ciclista);
· Quando estamos em pé ele está deitado, se estamos deitados ele está em pé? (o pé);
· O que é, o que é: tem pé redondo, anda, anda e só faz dois rastros compridos? (o carro).

NATUREZA E SOCIEDADE E TRÂNSITO
Sugestões de atividades:
Diferentes paisagens, diferentes lugares, diferentes modos de vida
Experiências (conhecimento científico).

MATEMÁTICA E TRÂNSITO
Sugestões de atividades


Passeios
Tangran- Quebra-cabeça de origem chinesa que causou sensação no século XIX. Com ele as crianças podem montar uma infinidade de figuras. Recorte um quadrado de cartolina com 15 cm de lado, marcar as linhas e recortar as diferentes peças (conforme figura abaixo). Quando tiver as sete peças, chamadas tans, proponha combinações para criar figuras. Uma regra é importante: as sete peças sempre precisam ser usadas para compor as figuras.
Do maior para o menor
Para que as crianças se relacionem com a matemática, fazer todas as relações possíveis entre os objetos: é igual, é diferente, é maior, é menor.
Proporcione situações que levem as crianças à construção de todas as relações possíveis entre os objetos: agrupá-los por semelhanças; fazer classificações simples e em série; comparar tamanhos: maior, menor, igual.






Nenhum comentário:

Postar um comentário