quinta-feira, 17 de setembro de 2009


Proposta pedagógica :
Aspectos importantes para implementação:
O trabalho com o tema trânsito deve ser concebido como forma de desenvolver atitudes e valores pautados no respeito, na cooperação, na solidariedade, entre outros fundamentais à vida em sociedade;

O trabalho com o trânsito não deve se limitar ao espaço da sala de aula, sendo necessário explorar ambientes externos que propiciem a locomoção das crianças.

Atividades como andar pela escola, observar o trânsito em frente à escola, realizar passeios, são imprescindíveis para motivar debates a partir das situações observadas;
O trânsito deve ser tema trabalhado sistemática e continuamente, pois realizar atividades sobre o assunto apenas em momentos estanques ou em datas comemorativas não são suficientes para a construção de uma nova cultura de paz;

As crianças devem ter acesso a recursos diversificados: textos literários, imagens,vídeos, músicas, obras de arte, enfim, tudo aquilo que incentive as atividades sobre o tema;

O trânsito não deve ser abordado de modo negativo, como um problema insolúvel.
As crianças precisam compreender que ao adotarem comportamentos seguros, baseados no respeito mútuo e na cooperação, é possível conviver de forma saudável no espaço público;

O tema trânsito não se restringe à aprendizagem de regras e normas de circulação e conduta, devendo servir de objeto a questões voltadas ao meio ambiente, ao patrimônio histórico, às diferenças sociais, econômicas e culturais da população;
O Trânsito e um ótimo espaço para o exercício da democracia e da cidadania, palavras tão utilizadas em nossos discursos mas tão pouco exercitadas em nosso dia a dia.

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