segunda-feira, 3 de maio de 2010

DIÁLOGO TEÓRICO




CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SEGUNDO PAULO FREIRE

PARA O PROFESSOR PAULO FREIRE ENSINAR NÃO SE LIMITA SOMENTE EM TRANSMITIR O CONHECIMENTO, MAS OPORTUNIZAR DIFERENTES POSSIBILIDADES PARA QUE O SABER SEJA PRODUZIDO. O ATO DE ENSINAR NOS REMETE A MUITAS EXIGÊNCIAS COMO A CAPACIDADE CRÍTICA DO EDUCANDO, AUXILIAR PARA QUE ESTE SE TORNE CRIADOR, INVESTIGADOR, INSISTENTE, ETC. SENDO ASSIM, O PROFESSOR PRECISA ENSINAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES, MAS TAMBÉM PRECISA PROPORCIONAR AO ALUNO QUE ESTEJE SEMPRE PRONTO A APRENDER, POIS SOMOS SERES INACABADOS, EM CONSTANTE CONSTRUÇÃO. POR ISSO, ESTAR ATENTO AO QUE ACONTECE NO MUNDO, FAZER SUA ANÁLISE, E ENTÃO CONSTRUÍR SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES É FUNDAMENTAL PARA CONCRETIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
PARA TANTO, ENSINAR EXIGE MUITA PESQUISA, ESTUDO, RESPEITO AOS SABERES DO EDUCANDO RESPEITANDO SUA REALIDADE E ASSOCIANDO ESSES SABERES AOS CONTEÚDOS. ENSINAR EXIGE INQUIETAÇÃO, INDAGAÇÃO, ÉTICA E AO MESMO TEMPO CORRER RISCO, ACEITAR O NOVO E ESTAR PREPARADO PARA QUALQUER FORMA DE DISCRIMINAÇÃO.
PARA PAULO FREIRE, O SUJEITO DEVE SER AUTÔNOMO. E PARA NÓS, ENQUANTO EDUCADORES NECESSITAMOS ESTAR ATENTOS AS METODOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA.
POR ISSO, ME QUESTIONO DIARIAMENTE: SERÁ QUE ESTOU PERMITINDO QUE A AUTONOMIA ESTEJA PRESENTE EM MINHAS AULAS? REFLETIR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIARIAMENTE É PAPEL FUNDAMENTAL ENQUANTO EDUCADORES COM CÁRATER FORMADOR DE CIDADÃOS CRÍTICOS E EMANCIPADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário