segunda-feira, 3 de maio de 2010

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS


ATIVIDADE-1.3-PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS

ENTREVISTA: COMO SE TRABALHA COM PROJETO
PROFESSORA MARIA ELIZABETH BIANCONCINI

Na maioria das vezes que recebemos um projeto, ficamos tão angustiados para começar a trabalhar que acabamos não fazendo o exercício mental de planejar, ou seja, não paramos para pensar em como resolver o problema.
Para a professora Maria Elizabeth, o professor precisa ter uma intenção com o que quer trabalhar através de projetos. Planejar e replanejar quando algo não caminha de acordo é fundamental, repensar, estudar diferentes formas e estabelecer conceitos de cidadania e democracia é de fundamental importância para que aprendizagens significativas sejam construídas.
Ainda, os projetos necessitam ter um sentido de investigação, de pesquisa em diferentes fontes e consequentemente articular as informações com os conhecimentos que os alunos já tem. Contextualizar os conteúdos de forma que este possa estabelecer suas reflexões oportunizará inúmeras aprendizagens.
Portanto, trabalhar com projetos sem antes ter claros os objetivos que quero atingir, que aprendizagens irão trazer para o aluno não vale a pena, pois sem traçar objetivos claros será somente mais uma atividade que nada acrescentou para os alunos.
Silvio Wille nos diz: PROJETOS SÃO PONTES QUE NOS LEVAM ÀS REALIZAÇÕES. SABER GERENCIÁ-LOS É CHAVE PARA O SUCESSO.

3 comentários:

  1. Olá Alexandra,

    Estou fazendo-lhe uma visita.
    Eu estava à procura de informações, atividades, competências para Assistente Pedagógica, em cuja função estou iniciando e encontrei teu blog. Para completar a afinidade, vejo que voce está participando do Eproinfo III, do qual também estou participando, com um diferencial, o teórico que eu escolhi, foi John Dewey - “O aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento”. Isso é fato, aulas com contribuição do conhecimento do aluno, tem progresso na aprendizagem.

    Dewey destaca a distância entre professor e aluno, da mesma forma como a distância existe entre pais e filhos, essa distância está prejudicando a confiança e a amizade que facilitaria o resgate ao interesse e consequentemente a aprendizagem do aluno.

    ResponderExcluir
  2. Olá Erica,
    Fiquei muito feliz em saber que posso estar contribuindo com experiências para sua caminhada enquanto Assistente Pedagógica em sua escola. Sabemos que o conhecimento deve ser compartilhado. Por isso estou a disposição para qualquer dúvida.
    Abraços
    Alexandra

    ResponderExcluir
  3. O trabalho com projetos é importante porque o aluno busca conhecimento de várias maneiras, aproveitando o conhecimento prévio do aluno com o objetivo que se pretende atingir . Assim como o planejamento, o projeto é flexível sendo revisto, reelaborado quando houver necessidade, trazendo o conceito de cidadania e democracia no processo ensino aprendizagem dos alunos. Antes, esse projeto só era trabalho na Língua Portuguesa, hoje estende-se em outras área trabalhando assim a interdisciplinaridade. É importante conhecermos nossos alunos e fazermos alianças com eles desde a participação/elaboração até a conclusão, assim torna-os ativos , autônomos para criar e executar o que deseja.

    ResponderExcluir